Início > Dieta > Dieta da Ameixa

Dieta da Ameixa

A dieta da ameixa, além de contar essencialmente com alimentos de baixo índice de calorias e alto valor nutritivo, conta também com as propriedades da ameixa. A principal delas, a presença de fibras, colabora para a melhora na absorção dos alimentos e principalmente para a manutenção da sensação de saciedade durante o dia, no intervalo das refeições, evitando os lanches fora de hora que acabam com qualquer dieta.

Quantos quilos posso perder com a dieta da Ameixa

A promessa para essa dieta é a perda de 02 quilos em até uma semana, mas o índice varia muito de pessoa para pessoa. Normalmente, se ela for seguida com disciplina, a perda varia de 1 a 2 quilos por semana. E com a realização de atividades físicas diariamente esse número pode ser ainda melhor.dieta da ameixa

 

 

Alimentos Proibidos na Dieta da Ameixa

São “proibidos” os alimentos ricos em gorduras, sódio, açúcar e . O consumo de leite integral e de produtos industrializados e processados também deve ser baixo, como produtos congelados e sucos de caixinha.

É Rica em Nutrientes

A ampla variedade de componentes saudáveis presentes na ameixa faz desta fruta uma verdadeira aliada no combate a diversas doenças. Vitamina A, Vitamina C, Vitamina K, Vitamina B1, Vitamina B2, Vitamina B3, Vitamina B6 e vitamina E, juntamente com o flúor, potássio, magnésio, fósforo, cálcio, ferro e cinzo são substâncias presentes na ameixa, por exemplo.

Ajuda a Tratar a Obesidade

Extratos de ameixa são eficazes no tratamento da obesidade, bem como de complicações associadas à ela. Diversos estudos têm apontado que o consumo regular de frutos com caroços, como a ameixa, contribui para o combate à síndrome metabólica, uma vez que a fruta flavonoides e fenólicos, que são compostos bioativos.

A ameixa também contém componentes como quercetina, antocianinas, ácidos clorogênicos e catequinas, que exercem uma função anti-inflamatória e anti-obesidade nas células do corpo, incluindo as de gordura. Tais componentes da ameixa também previnem problemas relacionados à obesidade, como doenças cardiovasculares, distúrbios de colesterol e o diabetes.

dieta da ameixa

Combate a Osteoporose

A adição de ameixa seca à dieta ajuda a manter os ossos saudáveis, uma vez que a fruta desempenha ações anti-reabsorção e anabólicas. A presença de flavonoides na ameixa, como a rutina e o ácido cafeico, ajudam a inibir a degradação do tecido dos ossos, além de prevenir doenças como a osteoporose na fase pós-menopausa.

Juntamente com os polifenóis, o alto teor de potássio da ameixa seca ajuda na formação dos ossos, aumentando a densidade deles e prevenindo a perda óssea resultante pela deficiência hormonal dos ovários. Estudos demonstram que o consumo regular da ameixa em forma seca contribui para a restauração da densidade óssea perdida em decorrência do envelhecimento.

dieta da ameixa

Ajuda na Digestão

A ameixa é uma excelente fonte de fibras dietéticas, que juntamente com a isatina e o sorbitol, contribuem para que o sistema digestivo funcione de forma regular. Segundo os estudos, a ameixa seca é uma grande aliada no tratamento de distúrbios digestivos, como, por exemplo, a constipação. Tais benefícios são, inclusive, mais eficazes do que a casca de psyllium. Além disso, a isatina e o sorbitol desempenham um efeito laxante, estimulam a secreção de fluidos nas nossas entranhas e promovem uma eficiente lavagem de resíduos através do cólon.

Beneficia a Saúde Cognitiva

O suco da ameixa possibilita  para reduzir os danos à saúde cognitiva que o envelhecimento exerce. Os fito nutrientes da ameixa ajudam a reduzir as inflamações das áreas neurológicas, ajudando assim a melhorar as funções da memória e aprendizagem. Além disso, uma dieta regular com ameixa contribui para a prevenção de doenças neurodegenerativas decorrentes do processo de envelhecimento, como a doença de Parkinson e a doença de Alzheimer.

Ajuda a Prevenir o Câncer

Extratos de ameixa são grandes aliados no tratamento ao câncer. Estudos apontam que, por ter epicatequina em sua composição, a ameixa ajuda a combater o crescimento e proliferação das células cancerígenas malignas. A ameixa também é fonte de fitonutrientes e antioxidantes, como o ácido clorogênico e o ácido neo-clorogênico, que desempenham efeitos curativos no combate ao câncer de mama, sem que as células saudáveis do nosso corpo sejam prejudicadas.

Veja Também

dieta da couve 1

A dieta da couve

Como se já não fossem muitas as vantagens, a couve, apesar das baixíssimas calorias, a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *